sábado, 29 de agosto de 2009

Foi-se o nosso Francisco Carioca...

Ontem à noite, momentos antes de fazer o programa, o jornalista Lorimar Fereira, editor da noite da Tupi, foi à minha sala com a notícia: O Ricardo Campello havia telefonado e dado a informação de que o Carioca havia morrido minutos antes no Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Abri o programa falando dele, esquecendo o outro tema sobre o qual iria falar...
Mas, antes disso, fui ao meu mural de notícias e reli a crônica que o saudoso mestre Arthur da Távola, um dia fez sobre mim na Tupi e também sobre o Carioca na Globo...
Ambos tínhamos a mesma função em cada emissora: um programa semanal e de resto, fazíamos as férias de todo o mundo...
Arthur da Távola disse: " Não é uma injustiça: Quanto melhor o comunicador ..mais difícil é ter um horário fixo...". Falava de nós dois que, cada por si, já tínhamos feito quase tudo no rádio.
Francisco Carioca tinha uma voz marcante; uma comunicação fácil, nata e instintiva.
Foi através desse instinto apurado que um dia ele criou seu mais famoso slogan: " Aqui, Francisco Carioca. Aí, você que é mais importante!
Talvez, sem saber, ele havia conseguido sintetizar exatamente o que nós radialistas sempre queremos dizer: O ouvinte sempre será mais importante, afinal , ele é a razão da existência de tantas emissoras...
Ao homenageá-lo no rádio ontem e dele falar, sentia que falava um pouco de todos nós que desde tenra idade, dedicamos nossas vidas ao rádio.
Foi-se um grande.
Outros virão com certeza...mas, o seu amor pelo rádio há de ficar nos corações de quantos o ouviram e adimiraram.
Até sempre, Cari...

Um comentário:

  1. SOU ROSEMARY CARIOCA, NA ÉPOCA CASADA COM FRANCISCO CARIOCA.
    NA ÉPOCA LEMOS A COLUNA ONDE ARTHUR DA TÁVORA RELATAVA SUA OPINIÃO SABRE A SITUAÇÃO DE VCS DOIS.REALMENTE NÃO DAVA PARA ENTENDER,M MAS SÓ QUEM VIVEU E VIVE ATRÁS DOS BASTIDORES SABE O QUE É E COMO É. FRANCISCO, COMO EU CHAMAVA ELE, ME DIZIA UMA FRASE QUE SEUS AMIGOS SABEM MUITO BEM O RESTO DELA, POIS AQUI NÃO POSSO RELATAR O FINAL: - SE VC NÃO PARTICIPA DA TRIBO DO.... VC TÁ FORA.
    A DOENÇA ATINGIU ELE NUM MOMENTO MUITO DIFÍCIL DE NOSSAS VIDAS, MAS VENCEMOS JUNTOS ATÉ O FINAL.
    HOJE MINHA VIDA É OUTRA, SOU OUTRA PESSOA, SOU OUTRA MULHER.
    O SOFRIMENTO ENTRE NÓS NOS AJUDOU MUITO, NOS UNIU MAIS E COMO ELE DIZIA: MEU AMOR POR VC É INCONDICIONAL, ACONTEÇA O QUE ACONTECER ESTAREI SEMPRE TE APOIANDO. REALMENTE ELE CUMPRIU SEU PAPEL E EU TB.
    ELE SE TORNOU EVANGÉLICO COMO EU TB.
    VIEMOS PARA CABO FRIO PARA ELE TER UM FINAL MELHOR E HOJE ESTOU AQUI ATÉ HOJE. HOJE FICA NA MINHA LEMBRANÇA DE MUITAS COISAS QUE PODERIAM SER DIFERENTE, MAS DEUS NÃO QUERIA DAQUELA FORMA OU NÓS NÃO CONSEGUIMOS FAZER DIFERENTE.
    MAS AMOU O RÁDIO COMO NINGUÉM E A DOENÇA PEGOU ELE NUMA ÉPOCA ONDE ELE ESTAVA MUITO TRISTE COM A SITUAÇÃO QUE PASSOU A OCORRER COM A AM.
    ELE VIU PRATICAMENTE TODA HISTÓRIA DAS RÁDIOS AMS E VIU ONDE ELA ESTÁ CHEGANDO, ACABANDO...
    FICA AQUI MEU COMENTÁRIO E PODE TER CERTEZA QUE ELE GOSTAVA MUITO DE VC E SABIA O QUE VCS VIVIAM.
    MAS ISSO É COM DEUS, SÓ ELE PARA MUDAR ESSE MUNDO, POIS ELE É O CRIADOR.
    AQUI FICA A FRASE OU BORDÃO DELE: -"AQUI FRANCISCO CARIOCA, AÍ VC QUE É O MAIS IMPORTANTE"
    "QUANDO SE DESEJA COM FÉ E AMOR, O UNIVERSO SE MOVE A SEU FAVOR"
    FICA NA PAZ E QUE DEUS TE ILUMINE SEMPRE!

    ROSEMARY CARIOCA

    ResponderExcluir