domingo, 30 de outubro de 2011

Lula pode ter cometido erros ( Quem não os cometeu?) mas, na minha opinião, acertou mais do que errou e teve o mérito de ser um governante de um partido diferente do de Fernando Henrique Cardoso e, ainda assim, ter continuado a sua política econômica que resultou no maior crescimento do Brasil em todos os tempos.
Lamento a brincadeira do " vai se tratar no SUS", até porque, embora saibamos das deficiências desse mesmo SUS, frequentemente como radialista, tenho notícias de verdadeiros milagres que se operam nos frágeis hospitais públicos, por conta do denôdo de seus medicos e da competência do seu pessoal de enfermagem.
De resto, o câncer preferencialmente deve ser tratado no Inca ( Instituto Nacional do Cancer), outra unidade federal que faz um trabalho exemplar, apesar das dificuldades.
Mas, aqueles que ironicamente ( e até com razão, reclamam que o SUS não tem condições de atender todo mundo...), deveriam se lembrar da Rede de Hospitais Sara ( em homenagem à esposa do presidente Juscelino Kubstchek) que foi construída no governo Lula e que é das mais modernas instalações hospitalares com médicos e enfermeiros competentes e que estão, gratuitamente, à serviço da população.
Mas, claro está que o SUS poderia ter melhorado e ainda pode.
O problema é que o tempo de Lula ( oito anos!) foi pouco para se ter uma visível melhora, apesar dos esforços do ministro Temporão.
E temos de cobrar ainda melhoras no atual governo.
No entanto, mesmo assim, deficiente, os hospitais públicos continuam salvando vidas e, o que mais importante, não cobrando nada de seus pacientes.
Ao contrário dos Estados Unidos que tem uma rede hospitalar muito mais moderna mas que só atende aos segurados de planos particulares e lá, se alguém sem dinheiro for atropelada na rua, não deixa de ser atendida mas, uma vez tendo alta, pode crer, depois chega uma conta altíssima pelo correio e se o paciente não pagá-la, vai ter um processo pela frente.
Por isso, reverenciando Lula com um dos mais importantes presidentes que já tivemos, presidente este que, por ser do povo, foi muito discriminado pelo fato dele não ter tido curso superior ( discriminação essa que se esquece que a faculdade por si só ajuda, mas não dá idoneidade, nem competência para alguém e que, à exemplo de Lula, muitas vezes a própria vida forma o administrador...); sinceramente desejo ao ex-presidente a sua plena recuperação assim como o respeito do qual se fez merecedor.

3 comentários:

  1. Ola sou mauro de campo grande entou mandando um abraço para você e um feliz aniversario para a minha filha que faz aniversario hojê 14 anos sabrina! e ouço seu programa toda madrugada e adoro beijos!

    ResponderExcluir
  2. bom dia Fernado Sérgio,sou ouvinte do seu programa todas as noites a respeito de saude tenho um comentario a fazer,o programa medicos da familia da prefeitura é uma propaganda politica não funciona,dia 14/7/2011 colhi material pra exames.ate hoje 11/12/ nada de resposta.PF faça suas considerações. Muinto Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Muito bom dia!!!
    Fernando, sou ouvite assíduo do seu programa e gostaria de pedir um favor: qual o nome da música que sempre toca na abertura dos seu programa? É a que fala "não sou eu que chego tarde, é o sol que chega cedo", com nome do cantor também, ok?
    Obrigado e Feliz 2012!!!!
    Hélio Francisco

    ResponderExcluir