terça-feira, 10 de agosto de 2010

Reflexão do Fernando Sérgio sobre a espiritualidade

Suponhamos que essa ridícula condenação eterna fosse verdade: Que tristeza!
Teríamos um deus passional (assim mesmo, na letra minúscula!) que, a seu bel prazer, sendo onisciente (aquele que sabe tudo), desde o início dos tempos, haveria criado um certo número de humanos previamente "salvos" e outros, mais numerosos, para o fogo do inferno!
E o que pior: Aqueles que já estariam "salvos" desde sempre e sem saber, achando que poderiam "salvar" os já condenados que, por sua vez, gostariam de ser salvos!
Fico a imaginar, nessa teoria infantil do "dia do arrebatamento" (!), milhares de parentes sendo salvos, ao passo que outros da mesma família, pais, mães, filhos... estariam indo para a danação eterna.
Como poderia um filho ficar feliz ao ver a sua mãe sendo condenada ou vice-versa?!
Como poderia esse "deus" ser amor, se permitisse um diabo dentro de sua própria família para atazanar, dividir e fazer malefícios e, no final, ficar com as almas dos sofredores pela eternidade?!
Que pai permitiria isso?!
Por causa dessa visão limitada é que têm surgido tantos ateus e, o que pior, tantos ladrões e assassinos!
Atribuíram a Deus (agora com maiúscula!) a triste condição de "deus" com os piores sentimentos humanos: possessivo, vingador e preferindo aqueles que o bajulassem pela eternidade.
Embora Deus tenha inspirado vários seres humanos na escrita dos livros que compõem a Bíblia, nos mandou Jesus, o mais elevado espírito que já passou pela face da Terra, para dizer, entre outras frases importantes, duas que aqui destaco:
- Amai-vos uns aos outros como eu vos amei!
- Não perderei uma só ovelha do meu rebanho...
E outra interessante que Jesus disse: "Na verdade, vos digo que todas essas coisas acontecerão
antes que passe essa geração..."
Caso não houvesse a reencarnação, Jesus teria se enganado, uma vez que aquela geração já passou há dois mil anos!!!
Mas, não se enganou, não: Ele falava por parábolas e sabia das muitas vidas de cada um.
Leram a Bíblia mas não entenderam que, quando Jesus falou a palavra "inferno", a outra coisa não se referia senão ao estado temporário que todos sofremos, quando nos afastamos da lei do amor, a lei de Deus!
Disse o Mestre : "Lá haverá trevas e ranger de dentes".
E não é isso que estamos vendo nesse mundo de tantas religiões divididas?!
O que aconteceu com o pastor Jim Jones quando provocou o suicídio coletivo na Guiana, tantos anos atrás?!
Deus, na verdade, é a Inteligência Suprema, Criadora de todas as coisas.
Nos criou ignorantes e seguimos nosso caminho, por causa do nosso livre arbítrio, ora errando e ora acertando por muitas vidas (vivências, ora no plano espiritual, ora no plano físico...).
Até o dia em que, sabedores de mais coisas, conseguiremos ajudar no progresso de todos.
A reencarnação é citada na Bíblia, no momento em que Jesus, respondendo à pergunta de seus discípulos, disse "Na verdade, Elias já veio (de novo) e eles não o reconheceram"...
É que os sacerdotes fariseus , inimigos de Jesus, haviam dito aos discípulos que Jesus não era o Messias (predestinado), uma vez que a Bíblia dizia que antes da vinda do Messias o profeta Elias voltaria à Terra...
Logo após a resposta de Jesus, o evangelista acrescentou: "E eles entederam que o Mestre falava de João Baptista...
Mas, a passagem mais explícita da reencarnação é aquela em que Jesus nos diz: "Em verdade, vos digo que se não nascerdes de novo, não vereis o Reino dos Céus...".
Aqui, aqueles ainda desconhecedores da verdade inteira, argumentam que ele falava do batismo.
Sem dúvida, o batismo pode ter importância para aqueles que nele creem, mas Jesus não menciona batismo nessa frase e, sim , nascer de novo!
A boa notícia é que não existe condenação eterna e muito menos essa figura ridícula do diabo.
E, sim, espíritos ignorantes que praticam o mal porque não têm conhecimento que o bem prevalece.
Essas verdadeiras crianças espirituais, temerosas, afirmam que a maior façanha do diabo é nos fazer acreditar que ele não existe...
Ora, temporariamente, no sentido do mal , ele existe, sim, porque somos ignorantes! Dia virá que o diabo (mal) deixará de exisitir na face da Terra, na medida em que fizermos o que Jesus nos disse.
"Não nos deixeis cair em tentação " - Disse Jesus.
A tentação e o diabo (com minúscula, assim mesmo), são aqueles que se tornam adversários do progresso, não raro movidos até por boa intenção, porém limitados por seus próprios desconhecimentos das leis de Deus.
Também disse Jesus "Deixai os mortos aos mortos" e aqueles que são adversários da espiritualidade não percebem que o mestre estava com a razão.
Aludia aos corpos que, depois de ultizados pelos espíritos, são enterrados e descartados, voltando ao seio da mãe Terra.
Sabia Jesus que a morte não existe para o espírito.
Todos os que se foram estão vivos, nos planos diversos da Criação Divina.
A propósito, aqueles que são adversários da reencarnação costumar contra-argumentar: " Mas, se são sempre os mesmos, por que a humanidade não pára de crescer...?"
Não sabem eles que o espírito, por ser matéria quintessenciada, pode habitar aqui e os mais longíquos espaços da Criação.
Ainda aqui, disse Jesus: " O Reino de meu Pai tem muitas moradas..."

2 comentários:

  1. Você citou a minha pessoa no seu programa na segunda feira. Não fiquei muito feliz por isso, afinal você falou de mim de uma forma muito perjorativa.

    Li atentamente tudo o que você disse e mais uma vez só contastei versículos fora do contexto da Bíblia.

    Fernando eu respeito a escolha de qualquer pessoa sobre a religião ou seita que ela tenha aderido. Eu só discordo desse ecumenismo que tanto voce professa.

    Quero lhe pedir desculpas se fui grosseiro contigo.

    Mas, lembre-se que ainda temos muita coisa para debater. Gosto de debater ideias com alguém inteligente como você.

    E minha modesta opinião a sua voz no rádio é imcomparável. E a Paulinha além de linda tenha uma belissima voz tambéem.

    Que Deus nos abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo:

    Não fosse o seu pedido de desculpa e eu não lhe responderia mais. Não tenho necessidade de debater mas,sim, de esclarecer. Antes de te responder, pedi ajuda aos bons espíritos de Deus, espíritos estes que vc conhece como "Espírito Santo".
    Pois bem, aqui vai sua resposta: Estranhei que vc realmente fosse Cristão, quando tentou (sem sucesso!) me atacar com "Espírita de M..." e outras palavras de baixo calão.
    Um Cristão verdadeiro,seja ele evangélico, católico, espírita etc., jamais xigaria a quem não connhece...a não ser que esteja emocionalmente desequilibrado.
    Confesso que quando li isso, fiquei com pena de todos nós.
    Um mundo de expiação e provas com crentes que xingam em nome do Senhor...
    Pessoas que se dizem "cristãs" mas que são contrárias à tolerância religiosa e, consequentemente, contrárias ao ecumenismo.
    Querido amigo: Ler a Bíblia "com honestidade", para você, é concordar com aquilo que vcacredita...Comigo, isso é impossível porque espiritualmente, meu irmão, não se retrocede.
    Eu sou um exegeta, ou sejam estudioso da Bíblia ( e não só dela!)desde os meus doze anos e olha que já tenho 64!
    Tenho três em casa e duas delas , todas com anotações.
    Caro vc queira encontrar argumentos para descrer do espiritsmo, leia primeiro "O Evangelho Segundo o Espiritismo" de Allan Kardec até para vc saber do que se trata e ter a base necessária para combater, se é que vc irá resistir à rua própria inteligência.
    Depois de lê-lo, se de boa fé, vc encontrará muitas respostas às suas perguntas e dúvidas.
    As frases que vc chama de "fora do contexto da Bíblia", de fato estão, porque tiradas de lá, mas até as frases que pastores e padres tiram da Bíbla, por óbvio, estão fora do contexto...o que não quer dizer que lá elas não estejam.
    È só procurá=las;
    A Bíblia é um livro ispirado mas com inúmeras contradições.
    Quer uma delas?
    Procura na história de Adão e Eva, quando Caim matou Abel e, por causa disso, foi expulso por Adão...e diz a Bíblia que após a expulsão, ele foi para longe e casou-se com outra mulher(!)
    Estou dizendo assim, fora do contexto, para que vc procure, não acredite nas minhas palavras, e vá buscar a citação...
    Casou-se com que mulher se, de acordo com o relato bíblico só havia ele, Adão e Eva no mundo?!
    Meu amigo:A bíblia é a soma de 66 livros que foram escritos em épocas diferentes e por pessoas diferentes...e, por isso mesmo,ainda que inspirados, contém acertos e desacertos.
    Quer mais um?
    Quando Moisés desceu do monte com as tábuas da lei e viu os seu povo " adorando ídolos de ouro", o que fez ele?
    Mandou matar os adoradores e procure o velho testamento para saber de que forma horrenda isso aconteceu...
    Ué! Mas num dos mandamentos não estava escrito "Não matarás"?!
    Está na Bíblia e vc já ouviu algum pastor ou padre dizer isso?
    Destacar essa frase?
    Então, meu bom amigo,não seja manipulado nem por mim e nem por ninguém.
    Não "caçe" nunguém, até porque Jesus, o sublime peregrino, não veio ao mundo "caçar", mas sim, nos salvar da ignorância e de toda iniquidade.
    Amai=vos uns aos outros como eu vos amei - disse o mestre.
    Jamais disse: "Ofendei=vos mutuamente". Não.
    O que estiver fora do amor, está equivocado e será sempre mostra de atraso espiritual.
    Sinceramente, desejo que vc cresça espiritualmente; mantenha as suas convicções, caso impossível de entender as mudanças do verdadeiro cristianimso mas, sobretudo, que respeite as diferenças.
    Deus é maior que todos nós e maior que todas as religiões.
    Muits paz,amigo.

    ResponderExcluir

Acesse o site da Rádio Tupi AM e FM